sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Somos estudantes


Toda pessoa é um eterno estudante. Quem pára d aprender está parando a humanidade. O mundo é tão grande, tão enormes seus segredos, que uma vida humana não é nada para conhecê-los. Quanto mais se estuda, mais aparecem coisas para aprender.
Quem não tem paixão pelo estudo, paixão para conhecer coisas novas, não está amando a vida, não está amando o universo, não está amando a todos aqueles que lhe querem bem.
O homem é um ser que deseja encontrar a verdade. E a verdade não se encontra de mão beijada. Para encontrarmos a verdade é preciso vontade, esforço e interesse. Quem não sente sede de saber e de conhecer coisas novas é como água parada: apodrece e causa doenças.
É preciso estudar para que não fiquemos "quadrados". Talvez isto não lhe diga nada ou lhe pareça muito bonito. Mas há um lado escondido em tudo isto. Há um fato que torna a sala de aula uma piada, que torna o professor um palhaço, que torna o aluno um mentiroso. É o fato de existir uma quantidade enorme de alunos que vão à escola não para estudar, que pagam para não aprender.
Isso é triste! Pessoas que sacrificam as horas para simplesmente dizer que são estudantes, mas que não mostram interesse e vibração pelo estudo e ainda parece que estão prestando um favor ao estarem presentes na sala de aula.
Há famílias que gastam muito com matrícula, cadernos, livros... para ver uma reprovação no final do ano.
Eu diria aos jovens que não se tornem escravos dos livros, mas leiam com prazer e satisfação; escravos das horas de aula, mas desfrutá-las com vontade e dedicação.
Eu diria a todo estudante que seu aproveitamento não depende muito do professor, da sala de aula, dos colegas, da direção. Também depende disto, mas acima de tudo depende do seu querer, da sua vontade, de seu interesse e de sua paixão em aprender.
Mexa-se! Tempo perdido não volta mais.
É triste sair de uma escola formado-frustrado!

Samira Isabel Vale Silva

Nenhum comentário: